segunda-feira, 28 de junho de 2010

Floreira - Antes e Depois




E quem disse que não coloco a mão na massa ?
- Coloco e adoro mexer no jardim!

Dessa vez, foi uma floreira aqui de casa, que estava acabadinha e eu já desistindo de plantar por causa do mato que insistia em crescer. Eu havia pensado em tirar toda a terra e colocar vasos, assim teria menos trabalho; mas só em pensar no transtorno de tirar a terra, acabei passando uma noite pensando como poderia fazê-la sem incômodos com o mato, e foi então que a idéia surgiu e está aí há quatro meses e o mato não é mais problema.








Fachada












ANTES
Toda semana eu tirava os matinhos, enquanto pensava como
tirar toda a terra, pois a floreira fica
no segundo pavimento da escada de acesso,
o que dificultava o trabalho.








Meu único acesso à floreira, é pela janela de
um dos patamares da escada.





O primeiro passo foi remexer a terra e adubá-la com terra preta e húmus.
Depois foi feito o nivelamento para iniciar o plantio.






DEPOIS
Plantei camarões vermelhos nas laterais,
e Agaves (piteira-do-caribe) em dois vasos.








Na parte central do canteiro, coloquei napa na cor marron,
e por cima argila expandida. Assim, o mato não atravessa a napa
e morre, conservando sempre livre de pragas, e
limpo.







Coloquei tijolos de "paver" para apoiar os vasos,
evitando que eles afundem no caso de umidade.
Dois para cada vaso, deixou bem firme.







Vista do interior da casa, agora com mais flores.







Nas laterais, como forração dos Camarões vermelhos,
coloquei casca de pinus, que além de valorizar o acabamento,
inibe a germinação de pragas e ervas daninhas, conserva
a umidade do solo.







Onde termina a argila, começa a casca de pinus;
- sempre em linhas tortas para dar mais charme
e naturalidade.







Finalmente,
passei óleo de Neem, que é um inseticida natural, para 500
espécies de insetos e ácaros, e adubei com
NPK 4-14-8 (Nitrogênio-Potássio e Fósforo) para a floração
ficar mais intensa e com cores fortes.







7 comentários:

  1. Ficou lindo Mirian...uma das coisas que me deixa "murcha" é essa ausência de atividade. Fico muito limitada aqui, contudo temos lutado por um futuro mais tranquilo...não se pode ter tudo não é mesmo. Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. oi Mirian

    Ficou linda sua floreira. Fizestes muito bem em plantar as agaves em vasos, porque aqui em casa tive que retirar 4 porque cresceram demais diretamente na terra.

    Belo trabalho, ficou lindo!!!

    bjocas

    ResponderExcluir
  3. Taia,
    já fui mais ativa, hoje estou mais devagar, mas fico irritada sem atividade.
    Essa sua limitação para um futuro melhor, é uma fase importante e construtiva, você terá ainda muito tempo para florir.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Maria!
    Obrigada!

    É verdade, as Agaves são danadas, mesmo limitadas, em um dos vasos já estão surgindo dois filhotes. Vou deixar eles com mais força para tirá-los.

    bjka

    ResponderExcluir
  5. Olá amiga

    Que grande mudança, parabéns está lindo. Adorei seu blog. beijocas da Xanó

    ResponderExcluir
  6. Oi meu nome e lucia helena,passei pra dizer que adorei seu blog,eu ainda nao conhecia,fico passeando pela net,procurando novidades na decoração,e gostei muito do que vi ,vc tem muito bom gosto,andei varias postagens suas,la atras,e deixei um comentario,..é que eu ainda nao sei mexer direito com o computador,por isso estou aqui de novo,...visito todos os dias os blog ,agora temnho mais um,mande mais novidades,estarei esperando,abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá Lucia Helena !!

    Fiquei feliz com seu comentário e sua visita,
    obrigada pelo carinho!
    Toda semana tem novidades, volte sempre!

    Abraços

    ResponderExcluir